Formador: Reginaldo Sérgio da Silva Área de atuação: Língua Portuguesa
Município: Iuiu- BA Tel: (77) 3682-2060 Email: regi1936@hotmail.com
Data da TP3: 22/07 a 12/08/2009 Blog: regi-gestar.blogspot.com
Cursistas incritos: 14Cursistas presentes: 12 Cursistas evadidos: 02
RELATÓRIO TP 3
No decorrer dos encontros condizentes a TP3, foram realizados inúmeros momentos no qual o cursista exercer uma prévia daquilo que será colocado em prática com os alunos em sala de aula. Nesta etapa os cursistas tiveram a oportunidade de recorrer ao avançando na prática e à lição de casa, na qual os mesmos escolheram uma atividade para ser desenvolvida.
Durante as oficinas foram utilizadas várias dinâmicas, como a dos ”nós, das balas coloridas, folhetos de cordéis com respostas e perguntas, dentre outras”.
Desta forma foi possível socializar o avançando na prática de modo mai eficaz, uma vez que os cursistas participaram a todo instante das projeções do data show, pois foi feita em forma de mesa redonda na qual os mesmos relataram suas experiência e frustrações acerca de vários assuntos expostos em sala de aula sem êxito. Assim, essa troca de experiência foi plausível e enriquecedora para todos os envolvidos nesta abordagem.
Porém nesta TP, duas alunas evadiram uma em decorrência da carga horária em outra escola, e a segunda por residir em outra cidade, dificultando assim o acesso à escola durante os encontros.
No entanto, para os outros doze cursistas as oficinas foram realizadas quinzenalmente com carga horária de 4 horas cada oficina, com 10 horas destinadas para estudos independentes; por isso, houve tempo suficiente para planejar todas as oficinas.
Em decorrência desses procedimentos é relevante mencionar a significância desse trabalho, uma vez que os mesmos aproveitaram o máximo os momentos de dinâmicos, criativos e partilha durante o plantão pedagógico.
Formador: Reginaldo Sérgio da Silva Área de atuação: Língua Portuguesa
Município: Iuiu- BA Tel: (77) 3682-2060 Email: regi1936@hotmail.com
Data da TP4: 26/08 a 09/09/2009 Blog: regi-gestar.blogspot.com
Cursistas incritos: 14Cursistas presentes: 12 Cursistas evadidos: 02
RELATÓRIO TP 4
No decorrer das oficinas pertinentes a TP 4, ficou evidente que o uso da “lição de casa” propiciou ao professor cursista a oportunidade de propor sugestões relevantes para se trabalhar determinados conteúdos, às vezes, enfadonhos de forma mais dinâmica.
Desta forma os cursistas trabalharam em torno do processo de leitura e letramento, procurando embasar suas propostas por intermédio de situações quotidianas, como por meio de autdoor, letreiros nos supermercados e anúncios de jornais, entre outros.
Estas metodologias foram aprimoradas no decorrer das oficinas, na qual foram utilizadas várias dinâmicas que deram suporte à prática em sala de aula, como a dinâmica “Caça ao tesouro”, no qual os tesouros utilizados era oriundos de regiões brasileiras, e onde cada caçador após descobrir o tesouro, se comprometia em fazer a leitura de um texto previamente elaborado e condizente a cada região, relacionando-os aos seus respectivos autores.
A partir das dinâmicas mencionadas fizemos uma abordagem acerca do “avançando na prática”, dando relevância àquele que surtiu mais efeito de forma imediata, com o intuito de melhorá-lo para uma nova aplicabilidade, permitindo assim, o uso contínuo desta prática. Por isso, foi notório que a socialização promoveu uma interação entre os co-participantes desse processo, que é “educar brincando”, além disso, mencionamos acerca da compreensão global do texto que se manifesta através do exercício da valorização das perguntas, sendo esta mais importante que as respostas, no tocante a compreensão textual.
No decorrer da TP 4, tornou-se evidente que a leitura e processos de escrita vem acrescentar de modo significante para o bom andamento de todos os envolvidos na educação, sobretudo, os profissionais de Letras.
Assim sendo, foram destinados dez horas para estudos independentes quinzenalmente, onde o cursista usufruiu desse tempo com a premissa de elencar propostas interessantes para a melhora da educação em sua totalidade.
sábado, 28 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário