segunda-feira, 23 de novembro de 2009

9- REFLEXÃO DO SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO:

No período de 03 a 07 de agosto de 2.009, participamos do segundo encontro do Gestar 2, intitulado “Seminário de Acompanhamento”, realizado na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, com o intuito de socializarmos os prós e contras das oficinas ministradas pelos formadores, visando dessa forma uma melhoria significativa do programa em todo estado da Bahia.
No primeiro dia do encontro pela manhã a formadora fez uma retomada de oficinas das TPs 3,4 e 5 e de Alguns lições de casa, posteriormente solicitou que cada formador usufruísse de 15 minutos para expor os trabalhos e, à tarde a socialização dos mesmos.
No segundo dia foi destinado para a apreciação da TP 6 Produção Textual: planejamento e escrita no qual desenvolvemos várias oficinas acerca da necessidade de se planejar, em seguida a formadora por intermédio de projeções de slides discorreu acerca da produção textual, como mola propulsora para se chegar ao trabalho interpretativo.
O terceiro dia foi o ponto culminante onde a formadora discorreu sobre a TP 1 que se tratava das variações lingüísticas, desenvolvendo oficinas dinâmicas, usando de filmes como “Vida Maria e Além Mar”, no qual nos proporcionou um debate enriquecedor acerca dos dialetos e registros lingüísticos. O modo de uso da fala foi socializado no decorrer da tarde após o término do filme. “No dia cinco de agosto foi apresentado o Slade “Chico, o orador da turma”, a Charge “O Orador de Direito” com a proposta de redação de um texto argumentativo abordando essas questões: Língua, cultura e Práticas Sociais” em grupos.
No quarto e no quinto dia nos primeiros momentos do período matutino e vespertino cada município se comprometeu a apresentar algumas dinâmicas efetuadas pelos formadores referentes às TPs 3,4 e5 e, posteriormente a formadora propôs algumas sugestões que provavelmente seria útil no decorrer das oficinas.
Percebe-se, no entanto que o Seminário de Acompanhamento foi de grande valia para todos os envolvidos, uma vez que propiciou trocas constantes de experiências no tocante à prática docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário