domingo, 25 de outubro de 2009

5- FORMAÇÃO COM OS CURSISTAS:


5.1 Textos:
Caso D. Lindalva

Dona Lindalva foi chamada para a reunião de pais do caçula Rafael. Logo à entrada da escola, ela percebe algo diferente. Uma jovem alegre e acolhedora cumprimentava as mães ou pais que iam chegando. Cada convidado recebia um crachá com o nome do filho à medida que se apresentava como mãe ou pai de tal aluno.
Coisas novas. Jeito todo diferente de falar com os pais... Isso teria cheiro de quê? O que viria depois disso aí? Dona Lindalva recebeu o crachá com o nome de Rafael. Sentou-se num banco lá do fundo da sala. Entregou a Deus o seu destino de mãe que já começava a ficar assustada e tentava imaginar o desgosto e a vergonha. As humilhações que deveria levar para a casa no final da reunião. A professora Rita leu uma mensagem. Coisa bem bonita, falando da importância da escola e a família trabalharem juntas. Serem luzes na vida das crianças. Dona Lindalva quase chorou. Tantas idéias lindas, mas tudo estava longe, eram só palavras.
A professora Rita falou do seu trabalho na sala. Explicou os conteúdos que estava desenvolvendo. Quis, depois, ouvir os pais... Que sugestões tinham para o trabalho.
Pouca gente arriscou um palpite. Dona Lindalva continuava a achar tudo muito estranho. Qual seria a hora das verdades duras?! Quando é que viriam os recados individuais? Em que momento a professora ia dizer que o “Rafa” era um “demônio”, uma “peste”...? Será que a professora iria pedir para ela mudá-lo de escola, do mesmo jeito que acontecera com Marcelo?Dona Lindalva se perguntava. Dona Lindalva sofria. Dona Lindalva se arrependia de ter vindo.
E a reunião chegou ao final. Rita queria se despedir de cada um. E foi abraçando a todos. Dona Lindalva teve vontade de fugir. Afinal, nem acreditava que desta vez escapara de uma advertência pública...
Mas Rita chegou:
-- A Senhora é a mãe do Rafa? Mas que bom conhecê-la! Eu adoro o Rafa. Sinto falta quando ele não vem à aula. Até queria pedir para a senhora não deixá-lo faltar. Ele está indo muito bem e não quero que fique prejudicado com ausências. A senhora deve se orgulhar de ter um filho tão solidário como o Rafa.
Dona Lindalva se encolheu... foi ficando pequena, fraca, sem reação... a professora estava se despedindo do último casal quando Dona Lindalva criou coragem e se aproximou:
-- Eu queria dizer que a senhora se enganou... O meu Rafa não deve ser esse menino que a senhora está falando. É muito levado, difícil de aprender... Ele já repetiu duas vezes. A senhora deve ter confundido com outro menino...
Rita se surpreendeu:
-- Eu só tenho um Rafa na sala. Estou falando do seu mesmo: companheiro, muito querido de todos nós... Ele é mesmo levado, mas a gente se entende e temos sido bons amigos.
Dona Lindalva cresceu, fortaleceu, reagiu com a alma, com o coração. Desta vez, ela levava para casa muita alegria, muito orgulho de ser mãe do Rafa.
E naquele momento, segundo Dona Lindalva, a escola nasceu para ela. A escola passou a ter um sentido. E pensar que aquela escola tinha sido freqüentada por outros filhos de Dona Lindalva. Meire tinha saído na 1ª série, depois de três repetências, sem saber ler nem escrever. Nas reuniões de pais, Dona Lindalva já estava cansada de ouvir o nome dos filhos como sendo difíceis, sem solução, sem ajuda no dever.
Dona Lindalva viveu um final surpreendente. E achava mesmo que o mundo estava sofrendo uma virada. E foi para casa cheia de esperança. De longe, ela ainda virou... Olhou para o prédio da escola lá longe, no alto. As janelas estavam abertas, tudo tinha cores vivas, atraentes. Aquela era a escola que Dona Lindalva nunca tinha visto antes.

5.2 Atividades:
Complicação

Pedro, pai de João ficou viúvo, apaixonou-se por Maria e casou-se com ela.
Joana, mãe de Maria também ficara viúva, apaixonou-se por João e casou-se com ele.
João e Joana tiveram um filho chamado José.
Reginaldo Sérgio da Silva
01- Qual é o duplo parentesco de João com Pedro e Maria?

02- Qual é o duplo parentesco de José com Pedro e Maria?



HERMENGARDA, MINHA FRÔ
É cum coração trespassado de sardade que te escrevo estar martraçadas linha. Suncê neim magina o que é vivê na cidade, nu mei da fumacera e dus carro pegano nóis. Um corre-corre dus diabo, ningueim para pruma prosinha, neim isquenta lugá.
Se Deus quizé, Hermengarda, nu natar eu vorto procê. Entonce ocê deve de tá bunita, vestidinha de chita estampada, as trança voano ao vento. Hermengarda, minha minina, tô sofreno du coração. Não num é duença do peito, é vuntade de vê suncê e tameim a famia toda.
Dê um bejo nu pai e na mãe. Peça o cumpade Otoim promode oiá minhas curturas.



A(R)MAR (?)

Marcos Silva, poesia dos anos 70.

1- O POEMA APRESENTA UM QUESTIONAMENTO:

A- Que questionamento está sendo feito?


B- Que elemento do texto confirma essa ideia?


2- O autor escreveu apenas uma palavra para expressar sua ideia?


3- Por que foi usado o balão no poema?


4- De acordo o texto, aonde caiu o balão?


5- A que conclusão o autor chegou no seu questionamento?


Enigma Literário

Em uma rua há cinco casas de cinco cores diferentes, em cada casa mora um escritor de uma cidade diferente, que tem livros diferentes e pertence a estilos literários diferentes.
Dicas:
01- Jorge Amado vive na casa vermelha; José de Alencar nasceu em Macejana e Monteiro Lobato escreveu Urupês.
02- A casa verde fica à esquerda da casa branca; o escritor da casa verde escreveu Broquéis e nasceu em Florianópolis; o que pertence ao Modernismo nasceu em Itabuna.
03- O que vive na casa amarela pertence ao Realismo; o que vive na casa do meio escreveu Mar Morto; Machado de Assis vive na primeira casa; o que pertence ao Pré-Modernismo vive ao lado do que nasceu no Rio de Janeiro.
04- O escritor que nasceu em Taubaté vive ao lado do que pertence ao Realismo; o que pertence ao Romantismo escrevei Iracema.
05- Cruz e Sousa pertence ao Simbolismo; Machado de Assis vive ao lado da casa azul e o que pertence ao Pré-Modernismo é vizinho do que escreveu Dom Casmurro.




1ª linha: escritor;
2ª linha: casa;
3ª linha: romance;
4ª linha: estilo literário;
5ª linha: cidade.

5.3 FOTOS






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